OAB: Poderes devem adotar pacto em defesa dos princípios, direitos e garantias fundamentais

POSSE

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, fez um alerta para os dilemas que o Poder Judiciário precisa resolver a fim de “restabelecer a lógica democrática em um cenário com crescentes manifestações de autoritarismo e de ataques ao direito de defesa no País”, ao saudar os novos dirigentes do Superior Tribunal de Justiça.

Para Britto, apesar de a Constituição ter revogado a lógica autoritária e policialesca, ela se restabelece, de forma crescente, sustentada na tese de que a lei e o devido processo legal nem sempre favorecem o combate ao crime e que, em nome de uma suposta eficácia operacional, seria admissível – e até necessário – descumpri-los. “Esse ponto de vista encontra vários adeptos nos aparelhos policiais, no Ministério Público e no próprio Judiciário. Recentemente, um magistrado chegou a sustentar que leis civilizadas só fazem sentido em países civilizados, excluindo desse rol o Brasil”, disse.

Diante disso, o presidente da OAB ressaltou que é hora de superar conflitos, vaidades e a inútil discussão de quem é maior e melhor para o Brasil, com a adoção de um pacto em defesa dos princípios, direitos e garantias fundamentais pelos três Poderes da República. “Somos iguais e assim devemos tratar e ser tratados, na missão comum de defender intransigentemente o Estado democrático de direito”, assinalou.

Lembrando que o ministro Cesar Rocha chegou ao STJ por meio do quinto constitucional, Britto afirmou que o novo presidente tem agora a responsabilidade de não interromper a participação e a colaboração da advocacia na administração da Justiça, cuidando do preenchimento de vaga destinada à OAB na Corte.

“O Tribunal comandado por Vossa Excelência não pode ter sua composição desfalcada do representante da advocacia, do porta-voz da cidadania, do profissional estatutariamente comprometido com a defesa das instituições jurídicas, da Constituição e da democracia”, destacou.

Foto

Íntegra do discurso do presidente da OAB Cezar Britto

Leia mais:

Ministro Ari Pargendler defende respeito às decisões

Ministro Fernando Gonçalves saúda nova direção do STJ

Chefes dos três Poderes participam da posse do presidente do STJ

Ministro Cesar Rocha define prioridades de sua gestão

Cesar Rocha destaca aplicação da Lei n. 11.672 para uma Justiça mais ágil

Nova direção do STJ toma posse nesta quarta-feira

Fonte: STJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DE DADOS E DE CONVERSAS REGISTRADAS NO WHATSAPP

2ª Turma concede HC coletivo a gestantes e mães de filhos com até doze anos presas preventivamente

Indulto natalino e comutação de penas - DECRETO N. 9246 de 21 de dezembro de 2017